You are currently viewing Assembleia de Roraima instala Conselho de Procuradores da Assembleia Legislativa

Assembleia de Roraima instala Conselho de Procuradores da Assembleia Legislativa

Conselho de Procuradores da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) foi efetivamente instalado na tarde desta quinta-feira (5) durante reunião do corpo de procuradores da Instituição.

Em ato contínuo foram definidos os procuradores para compor lista para a escolha do procurador corregedor, conforme determina a Resolução Legislativa nº 013/2017, que dispõe sobre a organização da Procuradoria-Geral do Poder Legislativo.

Com a posse dos novos procuradores, o quadro efetivo da Procuradoria da Casa Legislativa ficou completo, podendo assim ser instalado o Conselho dos Procuradores. A escolha do primeiro procurador corregedor será da Mesa Diretora”, explicou o procurador-geral, Paulo Hollanda.

A Resolução Legislativa nº 013/2017, prevê que o procurador corregedor, responsável pelas sindicâncias e processos administrativos disciplinares que envolvam da carreira da advocacia pública da Assembleia Legislativa, deve ser escolhido dentre “os integrantes da carreira que compõem a lista tríplice apresentada pelo Conselho de Procuradores”, entretanto, os procuradores Eduardo Santiago e Francisco Alexandre das Chagas, recém-empossados, só poderão fazer parte dessa composição após passarem pelo período de estágio probatório.

“Essa primeira lista só constará nome de dois procuradores, Sergio Mateus e Walker Sales, uma vez que os demais procuradores efetivos foram empossados hoje”, ressaltou Hollanda, que passa a presidir o Conselho recém-instalado.

O procurador-geral adjunto Sergio Mateus, destacou que a efetivação do Conselho uniformiza o entendimento no âmbito da Procuradoria.

“A estruturação e organização dos órgãos jurídicos do Poder Legislativo significa força e autonomia do mandato parlamentar, bem como a defesa das prerrogativas do Parlamento e do exercício do parlamentar, trazendo mais segurança jurídica para a atuação dos deputados”, pontuou.

Há oito anos na na Assembleia Legislativa, o procurador de carreira Walker Sales, ressalta que o Conselho dos Procuradores vai reforçar a identidade da Procuradoria.

“Uma Procuradoria forte significa um Parlamento forte. Demos hoje passos importantes na Procuradoria que vão se refletir em todo Parlamento. Agora, com o contingente de procuradores completo, foi possível definir a lista para escolha do corregedor. Lista que simboliza a padronização, estruturação da Procuradoria internamente”, disse Sales.

A chegada dos procuradores Eduardo Santiago e Francisco Alexandre das Chagas ao Parlamento foi movimentada.

“Posse e nomeação em um só dia, mais a instalação do Conselho de Procuradores demandam trabalho em equipe e responsabilidade”, disse Santiago, ressaltando a importância da escolha do procurador corregedor. “Daqui a três anos é possível que qualquer um de nós quatro seja corregedor”.

O recém-empossado Francisco Alexandre considerou o dia marcante para a história da Procuradoria da ALE-RR.

“É um dia histórico que fortalecerá a instituição e a sociedade”, afirmou o procurador.

Texto: Marilena Freitas

Foto: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Bruno Cardoso

Procurador da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso e Diretor de Intercâmbio e Comunicação da ANPAL no biênio 2022-2024.

Deixe um comentário